Dicas de Heloiza Irtes, Gerente de Sanidade Latam da Topigs Norsvin, para aumentar a conscientização da força de trabalho sobre biosseguridade:
1. A biosseguridade deve fazer parte da cultura da empresa: todos devem entender a sua importância. Isso significa desde o CEO até o operador mais simples. A biosseguridade precisa estar inserida na cultura da empresa e deve estar sempre presente.
2. Ouça as pessoas. As pessoas na granja são responsáveis pelo sucesso diário da biosseguridade. Ouça-os para entender as dificuldades envolvidas, o quanto os procedimentos da fazenda são compreendidos e o quanto as pessoas se sentem responsáveis pelo processo. Essas conversas geralmente revelam várias falhas.
3. Explique o motivo: ninguém gosta de receber pedidos sem saber o objetivo. Treinamentos e esclarecimentos para as pessoas da granja são importantes para que todos entendam o porquê dos procedimentos de biosseguridade, o que está em risco e como prevenir incidentes.
4. Os procedimentos e manuais de biosseguridade precisam ser claros e objetivos. Por exemplo, coloque informações em marcadores. Não separe procedimentos de produção e biosseguridade. Sempre inclua procedimentos de biosseguridade ao treinar pessoas. Use cores e figuras para descrever os procedimentos. Vídeos explicativos também são ótimas ferramentas.
5. Auditoria: as auditorias são bem-vindas para garantir que os procedimentos sejam seguidos e para identificar oportunidades de melhoria. Faça auditorias observacionais para verificar esses pontos. As auditorias também são ótimas para acompanhar a evolução da granja, pois fornecem números para acompanhar a evolução. Finalmente, as auditorias podem ser usadas para reconhecer e recompensar os esforços das pessoas.
Referências:
https://topigsnorsvin.coms-tn1/how-to-increase-workforce-awareness-about-biosecurity/