Topigs Norsvin investe em uma nova era para a genética suína do Brasil

A empresa traz ao mercado brasileiro a melhor matriz do mundo, a TN 70. Com sua genética de alta qualidade pretende elevar a suinocultura brasileira aos mais altos patamares.

A cada dia mais forte no mercado brasileiro, a Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, se destaca por desenvolver uma genética focada na qualidade da carne, sanidade animal e desempenho do produto, produzindo suínos que atendem a demanda interna e as especificidades do exigente mercado internacional, sempre investindo para fortalecer a suinocultura do Brasil.

A empresa comercializa a TN 70, considerada a melhor matriz do mundo, no País desde 2015, comercializando 225 mil matrizes por ano, o que correspondente a 33% do mercado nacional. A fêmea, híbrida F1 Landrace e Large White, agrega as melhores características de ambas as raças. Com grande capacidade materna, a TN 70 possui tetas suficientes para alimentar a ninhada, resultando em leitões mais fortes no nascimento e com maior peso no desmame.

A Topigs Norsvin está presente em 55 países no mundo, sendo que o Brasil representa hoje um dos cinco mercados chaves da empresa. “Juntamente com os Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Espanha, a filial brasileira é muito importante tanto em estratégia como em termos econômicos/financeiros para a empresa”, aponta o diretor Geral da Topigs Norsvin do Brasil, André Costa.

A empresa também conta com dois grandes Centros de Pesquisa, na Holanda e na Noruega, e duas Centrais de Testes, na Noruega e no Canadá, onde se acompanha a avaliação dos machos destinados ao mercado como reprodutores. A unidade da América do Norte foi inaugurada em 2018 e é uma instalação que se destaca pela modernidade e tecnologias implantadas. Os centros de testes contam com o CTScan, um sistema exclusivo de tomografia computadorizada que realiza a avaliação de carcaça por imagem de 100% dos machos avaliados na central.

A produção mundial de suínos é muito focada em eficiência, por isso, se uma empresa pretende se firmar no mercado de genética, e ter uma vida longa no setor, precisa de um alto investimento em pesquisa. Diante disso, a Topigs Norsvin investe por ano em Pesquisa & Desenvolvimento 22,5 milhões de euros. “Nossos Centros de Pesquisa garantem aos clientes que tenham suínos extremamente eficientes em todos os quesitos mensuráveis dentro de uma produção: conversão alimentar, ganho de peso diário (GPD), quantidade de carne por cortes e gordura na carcaça”, salienta o diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin no Brasil, Adauto Canedo Jr.

Topigs Norsvin no Brasil: DNA em genética de qualidade

Fundamentado em dois pilares – sustentabilidade e eficiência -, o melhoramento genético da Topigs Norsvin se traduz em uma criação equilibrada e eficiência total na alimentação. A empresa está focada em produzir com os menores recursos possíveis, garantindo a sustentabilidade em todos os vieses do negócio.

“Quando falamos em eficiência é porque garantimos um animal capaz de produzir mais quilos de carne ao ano, com o menor custo para o produtor. Trata-se de um suíno que se destaca nos vários indicadores de qualidade, que abrangem a conversão alimentar e o GPD, produzindo mais com menos. Isso é eficiência que apenas produtos de linha conseguem entregar”, orgulha-se Canedo.

A suinocultura brasileira faz grandes investimentos em tecnologias que potencializem a conversão alimentar, já que esse aspecto tem um impacto financeiro muito alto. Porém, este é um parâmetro que a Topigs Norsvin supera, uma vez que seus produtos oferecem, além da conversão alimentar, um excelente marmoreio de carne, maciez e suculência, resultado da contribuição genética na produção.

“Temos um material genético completo e que preenche todas as necessidades dos produtores e consumidores: o macho Duroc. Esse animal provém de uma raça de produção de carne com melhor coloração e ótima gordura de marmoreio. Além disso, consolida no mercado que o novo suíno precisa alinhar eficiência e conversão alimentar, mas também sabor e tenacidade, que são pontos muito bem avaliados no mercado internacional”, explica Adauto Canedo Jr.

A Topigs Norsvin tem como característica um trabalho dedicado ao melhoramento genético e que resulta em um produto competitivo. “Falamos em conversão alimentar total que engloba todas as fases de alimentação do animal, incluindo a ração consumida pela matriz. Para isso, é importante selecionarmos um animal altamente eficiente, principalmente nas fases de recria e terminação, mas também uma fêmea que produza muitos leitões. Garantimos assim um animal que em todo o seu ciclo de vida seja eficiente na conversão desse alimento em quilos de carne”, explica o diretor geral da empresa, André Costa.

Garantia de um produto com alto valor agregado

“Para a Topigs Norsvin, entregar produtos de qualidade é o nosso maior objetivo”, salienta Costa. Com essa responsabilidade, a empresa se compromete a agregar valor, garantindo que o produto entregue nas granjas seja produtivo e dê condições para que o produtor extraia o máximo potencial genético do animal.

Para isso, a empresa investe em uma equipe bem treinada de suporte técnico à produção e comercial, de forma que todos os integrantes possuem mestrado e doutorado. Além disso, a Topigs Norsvin tem um modelo de relacionamento com o cliente baseado no B2B, sendo a primeira empresa de suinocultura no Brasil a implantar um programa de relacionamento com benefícios, o Connect.

Lançado em 2016, o Programa Connect retorna aos clientes parte dos gastos com genética em investimento personalizado, como: consultorias, viagens técnicas, uniformes para as granjas e conteúdos técnicos de treinamento para toda a equipe. “Esse programa tem um papel fundamental, pois cria a possibilidade da Topigs Norsvin ajudar seus clientes a extrair o máximo do seu produto, trazendo soluções que criam valor para o negócio”, finaliza Canedo.

Partilhe este post: