Pioneirismo e trabalho dedicado aos clientes marcam os 25 anos da Topigs Norsvin no Brasil

A empresa, que chegou ao país no meio da década de 1990, acompanhou de perto a evolução do setor no Brasil até se tornar referência mundial em suinocultura.

A Topigs Norsvin comemora 25 anos de Brasil em 2020. A empresa, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, chegou ao país em 1995 e, desde então se empenha em desenvolver, produzir e comercializar a melhor genética suína do mundo, buscando excelência nos processos, produtos e serviços, entregando valor para os clientes, parceiros e colaboradores.

Em mais de duas décadas, a suinocultura brasileira passou por muitas mudanças para atingir a profissionalização, como a introdução da avaliação de carcaça nos frigoríficos, que trouxe novas demandas e consumidores. Foi neste período também que o setor se tornou um dos mais importantes players exportadores do mundo, e passou a competir com os principais e mais tradicionais países produtores de carne suína.

Para atender esse crescimento da demanda mundial por proteína suína e as necessidades do mercado nacional, a Topigs Norsvin voltou seus esforços para a profissionalização do setor, trabalhando para fomentar a importância da qualidade dos animais produzidos com foco na rentabilidade do produtor.

“Dessa forma, trabalhar com o que há de mais avançado em termos de genética permitiu que o suinocultor buscasse por margens cada vez melhores por meio de ganhos de eficiência e, consequentemente, uma maior lucratividade na operação”, detalha o diretor Geral da Topigs Norsvin, André Costa.

“Estamos orgulhosos por completar 25 anos no Brasil, e isso só foi possível graças à confiança e fidelidade de nossos clientes, parceiros e colaboradores, que nos ajudaram nesse caminho estando ao lado da Topigs Norsvin nos diversos momentos pelos quais a empresa atravessou”, destaca Costa.

Para o diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin no Brasil, Adauto Canedo Jr, atingir essa marca no Brasil evidencia o compromisso da empresa com seus clientes. “Um orgulho que sentimos enquanto funcionários e brasileiros, pois fazemos parte de uma história de glórias, conquistas de mercado e respeito às pessoas e ao bem-estar animal”.

Uma única empresa: Topigs Norsvin e a matriz TN70

Em 2014, a fusão da empresa holandesa Topigs e da norueguesa Norsvin, antigas propriedades de produtores cooperados, resultou na criação da Topigs Norsvin. As empresas alinharam suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu acelerar o progresso genético e desenvolver novos produtos. Essa ação resultou na introdução da tomografia computadorizada em larga escala, núcleos multiplicadores espalhados pelo mundo, coleta massiva de dados de produção e seleção genômica, além da combinação de fenótipos de alto rendimento que resultaram na TN70.

“A partir da união das duas empresas foi possível trazer para o mercado uma fêmea única em termos de produtividade e qualidade da carne. A TN70 atende a todos os requisitos do exigente mercado brasileiro e mundial, pois é uma matriz com elevada produção de leitões nascidos vivos e desmamados”, acrescenta Adauto Canedo Jr.

A empresa oferece ao mercado brasileiro desde 2015 a TN 70, considerada a melhor matriz do mundo, comercializando 225 mil matrizes por ano, o que corresponde a 33% do mercado nacional. A fêmea, híbrida F1 Landrace e Large White, agrega as melhores características de ambas as raças. Com grande capacidade materna, possui tetos suficientes para alimentar a ninhada, resultando em leitões mais fortes no nascimento e com maior peso no desmame.

O melhoramento genético no Brasil

O Brasil é um dos principais países produtores de carne suína, sendo o 4º maior exportador da proteína e com potencial de crescimento no consumo interno. “Por ser um país de grande proporção territorial, os desafios se potencializam, e nosso trabalho com genética trouxe para esse mercado uma fêmea altamente adaptável com resultados comprovados de Norte a Sul”, explica Canedo Jr.

Anualmente a Topigs Norsvin investe 22 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, utilizando o que existe de melhor em genética. “Nosso trabalho não está apenas nas metodologias para a seleção dos animais, mas também na qualidade da coleta de informações por meio de equipamentos cada vez mais modernos. Esses investimentos têm proporcionado um progresso genético constante nos nossos animais e linhagens, o que nos permite entregar aos clientes a mais avançada genética suína do mundo”, completa André Costa.

Pessoas: um importante pilar da Topigs Norsvin

O relacionamento com clientes e colaborados fez da Topigs Norsvin uma empresa referência, não apenas em lucratividade, mas também em cuidados com pessoas. No Brasil são mais de 60 funcionários, entre médicos-veterinários, administrativos e representes internos e externos, todos parte desses 25 anos de história.

Valdomiro De Gregori, coordenador de Território, trabalha na Topigs Norsvin há 23 anos, quando na empresa havia apenas três funcionários que revezavam as atividades de vendas, assistência técnica e logística. “Desde 1997, até agora, tivemos muitas mudanças, com novos produtos, tecnologias, aquisições e a conquista de grandes clientes. Mas, a mudança mais perceptível foi através da parceria com a Norsvin que resultou na TN70”, relembra.

Com 15 anos de Topigs Norsvin, Mauro Pozzer, assistente de Produção, acompanhou de perto a evolução da empresa numa época em que se locomovia com a ajuda de mapas rodoviários. “Hoje temos tecnologia de ponta à disposição, contamos com equipes consolidadas, sejam os técnicos em campo como o pessoal do escritório na administração ou recursos humanos. A empresa também está comprometida com treinamentos e capacitação, para dar o melhor ao colaborador, que consegue retribuir oferecendo o melhor atendimento para o cliente”.

Os próximos passos para mais 25 anos

Nestes 25 anos, a Topigs Norsvin renovou seus processos e identificou um novo foco, mudando seu pensamento para agregar a ampliação de mercado e o atendimento personalizado em pessoas. “A empresa desenhou nos últimos cinco anos uma base sólida para chegar com sucesso aos 50, já planejando os 100”, orgulha-se Canedo Jr.

O diretor de Marketing salienta que a empresa está pronta para prosperar no mercado, assim como os colaboradores, pois a suinocultura brasileira continuará se desenvolvendo e melhorando a cada dia.

Essa etapa percorrida coroa uma trajetória de investimentos, mas também aumenta os desafios da Topigs Norsvin. “Seguiremos nos reestruturando para continuar cuidando da marca, dos nossos produtos e garantir a sustentabilidade da empresa, com investimento tanto nos aspectos técnicos como na capacitação dos nossos colaboradores, parceiros e prestadores de serviço. Os próximos anos serão de intensificação do relacionamento com os clientes, trazendo soluções para o seu negócio e criando efetivamente uma parceria duradoura”, completa André Costa.

Assim, a Topigs Norsvin segue cada vez mais forte e estruturada para continuar sendo uma das melhores empresas de genética suína do Brasil e do mundo, entregando resultados que sejam consistentes em todos os aspectos para os clientes e ao mercado brasileiro de suinocultura.

Partilhe este post:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email