Topigs Norsvin importa 102 suínos dos EUA

Machos e fêmeas das raças Landrace e Large White foram liberados pela Estação Quarentenária de Cananéia do Ministério da Agricultura.

A Topigs Norsvin, líder em pesquisa e desenvolvimento genético suíno, importou dos Estados Unidos, um novo lote de 102 suínos das raças Landrace e Large White. São  25 machos da raça Landrace com idade de cinco meses; 27 fêmeas Large White com idade de 5 meses e 50 fêmeas Landrace com idade de cinco meses.

Antes de ser incorporados aos plantéis das granjas-núcleo e multiplicadoras da Topigs Norsvin no Brasil, os animais foram submetidos à quarentena, na Estação Quarentenária de Cananéia – EQC (SP), que é uma Unidade singular do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com trabalhos voltados para a promoção da saúde animal, pertencente ao Departamento de Saúde Animal – DSA e tem como missão primordial a proteção e preservação do patrimônio pecuário brasileiro. A parceria entre a empresa e a EQC conta com aval da Associação Brasileira das Empresas de Genética Suína à qual a Topigs Norsvin é filiada.

A quarentena é um ambiente oficialmente controlado, em complemento às medidas de defesa sanitária animal aplicáveis aos processos de importação, de exportação e do trânsito nacional. Segundo o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Irineu Cotrim, servidor da EQC, “a quarentena de animais importados tem por finalidade mitigar o risco de introdução de agentes causadores de doenças erradicadas ou controladas no país. O Brasil conquistou elevado status sanitário, livre das principais enfermidades dos animais que geram barreiras econômicas para o agronegócio, e essa importante condição nos avaliza para o atual destaque no comércio internacional de produtos e subprodutos de origem animal”.

O acompanhamento e a recepção dos animais foram feitos pelos seguintes profissionais: Wagner Giacomini, médico veterinário e consultor de produção e André Schenkel, médico veterinário da Topigs Norsvin, Irineu Cotrim Júnior, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, médico veterinário e servidor do MAPA/EQC, Darcy Júnior, funcionário da ABEGS e Isaias de Souza Neto, Técnico em Agropecuária, Agente de Atividades Agropecuárias e servidor do MAPA/EQC.

Fontes:

Dr. Irineu Cotrim,  Médico Veterinário – servidor do MAPA /  EQC –  Mestre em Clínica Veterinária – USP

Isaias Neto,  Técnico em Agropecuária / Agente de Atividades Agropecuárias – servidor do MAPA / EQC

Assessoria de imprensa Topigs Norsvin

Partilhe este post:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email