Parceiros Topigs Norsvin conquistam troféu Melhores da Suinocultura 2016

Competindo com 1.272 representantes da elite da suinocultura brasileira, que em seu dia a dia alojam 995 mil matrizes, três parceiros da genética Topigs Norsvin acabam de receber, em Florianópolis, o troféu Melhores da Suinocultura 2016 em diferentes categorias.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Agriness, que visa estabelecer um referencial transparente, confiável e auditado dos melhores índices de produção do setor no país.

Referência para o País                                      

Ao final de cada ano de avaliações e comparações, é realizada uma auditoria final nos dados das granjas e a lista das 10 melhores do Brasil é divulgada pela Agriness, juntamente com as informações consolidadas dos índices de produtividade do país.

Segundo a empresa, para  a classificação, os índices técnicos avaliados, em ordem de importância, são: desmamados/fêmea/ano, taxa de parição, média de nascidos vivos, média de desmamados e repetição de cio. Entre os vencedores, destacam-se três parceiros e usuários da tecnologia e genética Topigs Norsvin.

Os campeões

O troféu Leitão de Ouro na categoria acima de 3000 matrizes foi conquistado pela Granja Becker, de Milton Becker (Quatro Pontes/PR), com 31,84 desmamados/fêmea/ano.

O prêmio Leitão de Prata na categoria até 300 matrizes coube à Granja Rhaetia 103, de Wienfried Matthias Leh (Guarapuava/PR), com 33,28 desmamados/fêmea/ano.

Também o troféu Leitão de Bronze na categoria 501 a 1000 matrizes coube a Wienfried Matthias Leh (Guarapuava/PR), com sua Granja Rhaetia 101, onde cravou 32,76 desmamados/fêmea/ano

O troféu Leitão de Prata na categoria 301 a 500 matrizes foi conquistado pela Chácara Modelo, de Victor Augusto Aardoon (Carambeí/PR), com 33,69 desmamados/fêmea/ano.

Parceria de sucesso

“A conquista destes troféus evidencia o nível tecnológico de nossos parceiros e, ao mesmo tempo, aponta para novos desafios no sentido de que a suinocultura brasileira, como um todo, ainda pode avançar muito mais”, resume o diretor da Topigs Norsvin no Brasil, André Costa, ao cumprimentar os vencedores. “Para nós, da Topigs Norsvin, é gratificante podermos oferecer nossa contribuição neste processo de evolução diária”, diz André Costa.

“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento e em sermos premiados, mas estamos trabalhando para irmos além, alcançarmos mais.
A genética Topigs Norsvin contribuiu para esse momento. Isso se comprova pelo fato de que mesmo em anos anteriores, onde somente a Granja Rhaetia possuía a genética Topigs Norsvin, nós já estávamos entre os premiados. Em resumo, o principal fator são ‘pessoas’ que gostam do que fazem. São as pessoas que estão trabalhando conosco que fazem a diferença: desde quem trabalha na nossa granja até a equipe da Topigs Norsvin. Todos fazem esse trabalho com amor, como se a granja fosse deles. Eles amam o que fazem! E isso se reflete neste resultado”, relata Wienfried Matthias Leh, da Granja Rhaetia.

“Foi muito gratificante receber o prêmio, afinal exigiu bastante tempo de trabalho. Dessa vez, conquistamos o 2º lugar do Paraná e 5º colocado no Brasil; mas a equipe toda já está tão feliz que é o que nos motiva a, ano que vem, brigar pelo 1º lugar! A genética da Topigs Norsvin foi essencial para essa conquista, pois os resultados vieram desde o começo da parceria. Sempre nos ajudaram e foram muito próximos. E esse ano que estamos povoando a Granja com a TN70, os resultados já começam a aparecer. É assim que vamos trabalhar para a conquista do 1º lugar”, declara Victor Augusto Aardoon, da Chácara Modelo.

“É um sentimento muito bom, de satisfação, por dois motivos: o primeiro é pelo recebimento do prêmio em si, e o segundo é por saber que estamos trabalhando no caminho certo. Possuir a genética Topigs Norsvin (em torno de 70% da produção) com certeza foi um fator que ajudou muito para a obtenção deste reconhecimento. Somos muito gratos!”, declara Milton Becker, da Granja Becker.

Os parceiros Wienfried Matthias Leh, Victor Augusto Aardoon e Milton Becker.

Sobre a Topigs Norsvin

Com uma produção de mais de 1,6 milhão de matrizes e mais de 9 milhões de doses de sêmen por ano, a Topigs Norsvin tem se destacado pela evolução e difusão de melhoramento genético no mercado suinícola e sendo reconhecida pela abordagem inovadora na implantação de novas tecnologias e foco contínuo na produção de suínos eficientes. Mais do que seu banco genético, a empresa colocou no mercado sistemas como o InGene e soluções como a TN70 e o Liquid, que têm revolucionado a suinocultura.

No sistema InGene, a granja recebe durante o povoamento fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição e, a partir daí, recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. Na TN70, considerada a melhor matriz do mundo, a combinação da alta eficiência reprodutiva com a excelência em terminados tem impressionado, do mesmo modo que o Liquid tem se destacado como o melhor da genética em inseminação artificial.

Estes fatores, aliados a fortes investimentos em programas de pesquisa (mais de 19 milhões de euros anuais), situam a Empresa na liderança da nova suinocultura mundial.

Partilhe este post: